É com muito pesar que externo a triste notícia do falecimento do fotógrafo, Orlando Brito – Repórter fotográfico e editor – ícone do fotojornalismo brasileiro. Ele parte, deixando-nos muitas lições de amor, ética e profissionalismo. Acordei hoje – amigos, colegas, admiradores e fãs – impactado pela notícia da perda desta lenda da fotografia.
Brito era meu amigo, e em sua longa carreira profissional destacou-se com seu olhar atento sobre os principais acontecimentos da vida política nacional, mas também como um amigo solidário e um ser humano generoso. Sentirei muita a sua falta!
Guardo com muito carinho, fotos tiradas por ele. Brito fotografou Presidentes, desde o general Castello Branco, primeiro presidente do governo militar, até o atual, Jair Bolsonaro, além de diversos políticos.
Recentemente, Brito cedeu uma foto do Dr° Enéas Carneiro – o grande e memorável político brasileiro – que estará na biografia lançada em breve.
Pensar em Brito é resgatar toda a História da política e a memória afetiva jornalística de Brasília, onde ficará eternizado em nossas memórias.
Guardo com muito carinho, essas fotos de políticos célebres.
Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus dê força aos que aqui ficaram, reservando a ele o merecido repouso eterno ao lado do sagrado Pai celestial.
Prof.Paulo Fernando
Brasília, 11 de março de 2022.