NOTÍCIAS

Com sede no Distrito Federal, Rádio Maria tem nova presidência no Brasil

A Rádio Maria nradio-mariao Brasil está com presidência nova. Depois de passar por um período de crise, que incluiu o fim das transmissões radiofônicas, a rádio mariana ressurge com novos projetos para cumprir a missão a que foi chamada: levar o evangelho de paz, alegria e esperança para as periferias existenciais.

A nova diretoria tomou posse na última quinta-feira, 11 de junho, na sede da rádio, localizada no Guará, a 18 km do centro de Brasília, com uma missa em ação de graças. A celebração foi presidida pelo padre Francisco Palácios, atual diretor da Rádio Maria no mundo.

Padre Juan Carlos (LC), da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Asa Sul), e o leigo Paulo Fernando Melo assumiram a diretoria. O padre é diretor de programação, já Paulo é diretor-presidente.

Juntamente com os voluntários desta nova empreitada, eles têm o desafio de manter a rádio somente com doações – não há veiculação de anúncios publicitários – e conseguir uma frequência AM ou FM para funcionar.

“Esse projeto tem um objetivo essencial: a conversão do nosso coração, através de uma programação que combina momentos de oração, momentos de formação cristã e momentos de formação humana. Esse é o nosso menu”, explica padre Francisco em entrevista para o site da Arquidiocese.

Argentino e sacerdote há 32 anos, padre Francisco começou a trabalhar com a Rádio Maria na própria terra natal e também do xará, o Papa Francisco. Em 1994, a rádio mariana ainda era incipiente na cidade argentina de Córdoba, mas somente no ano seguinte, Palácios conheceu a emissora.

Em 1996, ela se espalhou por toda a Argentina e teve a oportunidade de receber o então cardeal Jorge Mario Bergoglio para a participação de três programas, em Buenos Aires. Com a experiência na Argentina, padre Francisco foi convidado a colaborar na Rádio Maria do Equador e de Milão, na Itália, onde passou a dirigi-la. “A Virgem nos vai levando a todos nesse projeto de evangelização”, conta entre risos.

Com 30 milhões de ouvintes e 20 mil voluntários em todo o mundo, a Rádio Maria encontra em terras brasileiras uma grande missão. “Sendo o Brasil um país tão católico, onde a cultura tem muitos valores da fé, queremos também ter a possibilidade de desenvolver a Rádio Maria nesse país”, diz padre Francisco.

Nascida de um projeto paroquial da província de Como (Itália), em 1983, a Associação Rádio Maria teve a fundação efetiva em janeiro de 1987. Com sede em Roma (Itália), a associação é composta por leigos e sacerdotes e tem as ondas radiofônicas presentes em 70 países dos cinco continentes. A maioria destas nações é composta por não cristãos, sobretudo muçulmanos, como nos países pós-comunistas do leste europeu.

Todas as rádios Maria do mundo fazem parte da associação World Family of Radio Maria, nascida juridicamente em 1998. Os diretores destas rádios são padres que recebem esta missão do bispo local ou de um superior religioso.

Escute a Rádio Maria Web – www.radiomaria.org.br

Sair da versão mobile